Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Arroz - Arroz brasileiro segue marcando presença no mercado internacional
Data: 11/05/2009
 
A qualidade do arroz brasileiro vem garantindo ao país uma participação cada vez maior no restrito e exigente mercado internacional. Os resultados comerciais neste último mês foram bastante positivos para a balança comercial. Em abril, as exportações dobraram de volume.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comercio (MDIC), somente no mês de abril foram exportadas 126 mil toneladas (base casca), acumulando um volume de 196,5 mil toneladas nos dois primeiros meses do ano comercial. A quantidade é 167% superior a que foi comercializada no mesmo período no ano anterior. Os países africanos continuam sendo os principais mercados, representando o destino de 80% do arroz brasileiro, seguidos pela Europa (10%), América do Sul (5%) e América Central (3%).
A África do Sul, que atualmente é o quarto maior mercado para as exportações brasileiras de arroz, foi individualmente o país que mais ampliou as compras. Nos últimos dois meses obteve 33,2 mil toneladas do cereal brasileiro; mais do que havia comprado ao longo do ultimo ano. Além do aumento do volume das exportações, houve também um incremento na participação do cereal de valor agregado. Entre março e abril, 70% do volume exportado era de arroz beneficiado (grão inteiro), enquanto que as vendas do cereal quebrado representaram aproximadamente 26%.
Quanto às importações de arroz, no último mês, o volume internalizado foi de 66,4 mil toneladas, acumulando aproximadamente 141 mil toneladas nos dois primeiros meses do atual ano comercial. Cerca de 51% do cereal importado vem do Uruguai, enquanto que Argentina e Paraguai representaram, respectivamente, 32,4% e 16,3% da origem das compras.
  
Fonte: Carolina Borne/Irga
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23