Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Trigo - Plantio de trigo ganha mais prazo no Estado
Data: 14/05/2009
 
O Ministério da Agricultura (Mapa) decidiu ampliar o período do zoneamento agrícola para o plantio de trigo no Paraná. Ganham mais prazo as regiões enquadradas na classificação de solo tipo 3, que originalmente têm o cultivo do cereal previsto para encerrar dias 10 e 20 de maio, a depender do município. A portaria, progamada para ser publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União, estende o período para 20 e 31 de maio, respectivamente. A prorrogação foi solicitada pelo setor produtivo por conta do atraso no cultivo, devido à falta de chuva.

Em ofício do último dia 6, encaminhado ao ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o presidente da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Ágide Meneguette, mostrou os efeitos da estiagem em várias culturas e solicitou, entre outras medidas, a prorrogação do zoneamento do trigo. O dirigente destacou que o novo prazo é condição para o produtor garantir o plantio amparado nos instrumento da política agrícola como acesso ao crédito oficial, seguro rural e Proagro. Neste ano, o governo federal cobre 70% do prêmio e o estadual mais 25%.

A prorrogação atinge 58 municípios. Eles estão localizados num eixo entre as regiões Noroeste e Norte Pioneiro. O plantio nessas áreas prioriza cultivares de ciclo superprecoce, precoce e médio. Nas demais regiões do Paraná, o calendário agrícola permite o plantio de trigo até 20 de julho, como é o caso dos Campos Gerais. Os primeiros plantios no estado ocorrem a partir março, no Oeste e Sudoeste.

A área projetada para o cultivo de trigo é de 1,17 milhão de hectares, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual da Agricultura (Seab). Confirmada a previsão, a variação será de 1,6% em relação ao total de 1,15 milhão de hectares do ano passado. O potencial produtivo é estimado entre 2,94 e 3,25 milhões de toneladas. No final do mês, o Deral divulga um novo relatório de intenção de plantio. Otmar Hübner, técnico da Seab, não descarta a possibilidade de ampliação da área. Ele acredita que o novo do prazo pode fazer diferença. “Mas tudo vai depender da chuva”, completa.

Na safra anterior, o Paraná respondeu por 55% da produção nacional. Para o ciclo atual, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ainda não tem previsão de área total. O primeiro levantamento nacional da nova safra ainda não foi divulgado. No ano passado o país produziu 6 milhões de toneladas, para um consumo interno acima de 10 milhões.

A mudança no zoneamento e a publicação da portaria no Diário Oficial de hoje foi confirmado ontem pelo diretor do Departamento de Gestão de Risco Rural (Deger), da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, Welington Soares de Almeida.

Caminhos do Campo
Levantamento realizado pela Gazeta do Povo há um mês estima um incremento de 9,2% na área com trigo no Paraná, para 1,26 milhão de hectares. O potencial de produção iria a 3,32 milhões de toneladas. Para a amostragem, foram consultadas oito cooperativas, que no ciclo anterior responderam por 45% da produção estadual. Elas informaram que, juntas, vão plantar neste ano 557 mil hectares, ante 510 mil da safra passada.

Fonte: Gazeta do Povo

 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23