Milho - Menor safra de milho nos EUA pode reduzir margem da indústria
Data:
18/05/2009
A pressão na indústria de etanol dos Estados Unidos, que já enfrenta dificuldades, pode se intensificar este ano com produtores esperando uma safra menor de milho, o que deve elevar os preços do cereal e reduzir as margens de lucro. Quase todo o etanol produzido nos EUA utiliza milho como matéria-prima, e o cereal corresponde a 70% dos custos de produção de etanol.
Após uma séria de concordatas em 2008 por algumas das principais empresas produtoras de etanol norte-americanas, 2009 está se preparando para outro "ano difícil" para a indústria, segundo Robert Sharp, analisa do setor de etanol da fornecedora de informações Platts.
"As margens de lucro devem continuar ruins, já que qualquer possível aumento nos preços de etanol será ofuscado por uma alta nas cotações dos grãos", disse ele. Enquanto isso, a indústria de etanol ainda está se esforçando para lidar com a capacidade excessiva de produção. O plantio de milho nos EUA este ano tem sido prejudicado por fortes chuvas no Meio-Oeste, e produtores devem plantar menos. O milho está cotado em torno de US$ 4,30/bushel recentemente na Chicago Board of Trade (CBOT) e pode subir para mais de US$ 5 nos próximos cinco meses, de acordo com analistas.
Em seu relatório mais recente de oferta e demanda, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estimou a área de milho nos EUA em 2009/10 em 85 milhões de acres (34,4 milhões de hectares), 1 milhão a menos de hectares do que na safra anterior. Em 2009/10, a produção de milho deve atingir 12,090 bilhões de bushels, contra 12,1 bilhões de bushels em 2008/09. O uso de milho na produção de etanol deve crescer para 4,1 bilhões de bushels em 2009/10, em comparação com 3,75 bilhões de bushels em 2008/09. As informações são da Dow Jones.