Arroz - Governo adia leilão de arroz e amplia oferta para setor
Data:
26/05/2009
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) cancelou o leilão de contratos de opção de arroz que seria realizado hoje. Em nota, a Conab disse que o leilão foi transferido para a próxima semana, sem explicar o motivo.
Hoje os arrozeiros fizeram uma peregrinação por Brasília. Estiveram na Conab, no Banco do Brasil, no Ministério da Agricultura e, dentro de instantes, terão audiência no Ministério do Desenvolvimento Agrário.
O deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP-RS), da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que acompanha o grupo, disse que o leilão acontecerá na próxima quarta-feira, com oferta de 162 mil toneladas, ante as 132 mil toneladas que seriam negociadas hoje. "Isso foi um critério deles lá", disse Heinze. "Não há problemas. Se (o leilão) não foi esta semana, será na semana que vem."
Segundo Heinze, o setor pediu ao governo que limite a oferta em 20 contratos de 27 toneladas por produtor. "Queremos ampliar o acesso ao leilão a mais produtores", justificou o representante do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), Marco Aurélio Tavares. "Nosso papel será o de fazer o controle entre os associados, apoiar a Conab na fiscalização", continuou.
O representante da Federação das Associações dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Renato Rocha, salientou que, a partir de agora, novos leilões serão realizados pela Conab. Provavelmente, um por semana. "Agora é a hora de maior necessidade de dinheiro", enfatizou Heinze. O leilão de contratos de opção se destina a cooperativas e produtores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.