Milho - Fetag apoia proposta da conab para venda emergencial por estiagem
Data:
03/06/2009
A FETAG participou ontem (02) de uma reunião na Conab/RS para trocar idéias sobre como operacionalizar a venda de milho emergencial aos agricultores familiares atingidos pela estiagem. Conforme Amauri Miotto, tesoureiro da Fetag, entre as sugestões apresentadas está a de que o milho seja disponibilizado próximo aos produtores.
De nada adianta a Conab colocar o produto em Lajeado para vender em Frederico Westphlen, uma vez que o custo do frete inviabilizaria a operação. Essa iniciativa da Conab é louvável,, observa o dirigente.
A existência do programa, que comercializa o grão pelo preço mínimo de R$ 16,50, será o valor cobrado ao produtor. A Conab irá descarregar o milho, proveniente do Mato Grosso, até a sede do município, sem custos de transporte, e ali serão reunidas as entidades representativas dos produtores e, juntamente, com a Secretaria da Agricultura irão apontar o local mais adequado para distribuição. Miotto disse que também foi sugerido que as próprias prefeituras auxiliem no transporte até a propriedade.
Miotto lembra que o milho é fundamental neste momento e agora os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais já começaram a fazer o levantamento da demanda, a qual será ratificada pelo Conselho Municipal local e em seguida encaminhada à Conab para a futura comercialização. As informações partem da Fetag.