Trigo - Agricultores gaúchos estão plantando lavouras de trigo
Data:
10/06/2009
Desânimo com o trigo
Agricultores gaúchos estão plantando as lavouras de trigo. Este ano, a área vai ser menor. O preço baixo e os estoques altos desestimularam o investimento.
A plantadeira avança nas propriedades gaúchas. O plantio do trigo este ano deve ocupar uma área de 866 mil hectares em todo o Estado, com queda de 11,6%, segundo a Conab.
A maioria dos agricultores gaúchos está tendo que planejar a safra deste ano sem nem mesmo ter comercializado o cereal do ano passado, estocado até o momento em muitos armazéns. Sem incentivos e garantia de preço, a alternativa encontrada foi reduzir a área plantada.
Esse é o caso do agricultor Eduardo Buzatti, de Pejuçara, no noroeste do Estado. Ele plantou 120 hectares com trigo. São 12% menos do que no ano passado. A redução da área tem uma explicação: o preço. A saca de 60 quilos está valendo R$ 24 na região. É um valor inferior ao preço mínimo, de R$ 33,30 para o grão de melhor qualidade.
"O preço que nós estamos praticando no mercado não cobre o custo de produção. Estamos fazendo esse plantio este ano baseados mais no sistema. Se fossemos olhar o lado econômico, não plantaríamos trigo", falou Buzatti.
O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de trigo do país, só perde para o Paraná.