Registro - Novo prazo para dívidas e mais crédito às cooperativas
Data:
18/06/2009
O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou ontem, em reunião extraordinária, 13 votos agrícolas, incluindo as medidas relativas ao Plano Safra 2009/10, que serão anunciadas pelos ministérios da Agricultura (no caso da agricultura empresarial) e do Desenvolvimento Agrário (agricultura familiar).
O CMN também aprovou medidas complementares às resoluções divulgadas no mês passado para auxiliar os produtores dos municípios atingidos pela seca da região Sul e enchentes no Nordeste. No caso da seca, ficam alteradas as datas de vencimentos das operações de crédito rural do Pronaf com vencimento a partir de 1º de janeiro para 15 de agosto de 2009.
O Conselho aprovou ainda os novos preços mínimos de garantia, um programa de capitalização das cooperativas e mudanças no Proger Rural. A dúvida que ainda permanece é em relação à taxa de juros do crédito agrícola, hoje em 6,75% ao ano. A proposta do Ministério da Agricultura é a redução para 6%, proposta que enfrenta registência no Ministério da Fazenda e no Banco Central.
As medidas serão anunciadas na segunda-feira, em Londrina, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro Reinhold Stepanhes. O governo vai disponibilizar R$ 93 bilhões para a agricultura empresarial e R$ 15 bilhões aos agricultores familiares.