Trigo - Apesar de corte do IPI, preço do pão vai subir
Data:
01/07/2009
A prorrogação do corte de imposto para pães, trigo e farinha de trigo não evitará o aumento dos preços desses alimentos.
Fontes ligadas aos produtores de trigo afirmam que estão previstos reajustes para as próximas semanas. Por um lado, o setor não conseguiu a isenção da tarifa de importação de trigo dos países que não integram o Mercosul.
A taxa é de 10%. Por outro lado, a indústria está pagando mais caro pelo frete, pois como a Argentina parou de exportar, o produto está sendo comprado no Canadá e nos EUA.
Com isso, fica comprometida a intenção do governo de manter estáveis os preços de pães e massas, após anunciar, na segundafeira, que estava estendendo o PIS/Cofins zero para esses produtos até o fim de 2010. Subindo o preço no atacado, a conta deve bater na inflação. O economista André Braz, da Fundação Getulio Vargas (FGV), calcula que um aumento de 5% no preço do trigo pode ter impacto de 0,01 ponto percentual no Índice de Preços por Atacado (IPA), que compõe o IGP-M. (Maria Fernanda Delmas e Vivian Pereira Nunes)