Registro - Dinheiro para plantio da safra de verão já está nos bancos
Data:
08/07/2009
O dinheiro para o plantio da próxima safra de verão está nos bancos. No Rio Grande do Sul, os agricultores resolveram não perder tempo e já começaram a apresentar os projetos.
Atendendo a um pedido dos agricultores, desde a semana passada a maioria dos bancos já opera as linhas de crédito no Rio Grande do Sul. Esse é o caso de Cruz Alta, na região noroeste, onde lentamente a procura pelo financiamento vem crescendo.
“Nós antecipamos cerca de sete milhões de reais para a aquisição de insumos agrícolas”, disse Silvestre Becker, gerente do Banco do Brasil.
O agricultor Leandro Scherer está com o projeto pronto para financiar 600 hectares de soja. Para o agricultor, a antecipação de parte do custeio vem em boa hora.
“Como o produtor vai vender o produto quase um ano depois da compra dos insumos, a gente não sabe como vai estar o mercado. Tendo um custo minimizado, a gente consegue ter alguma rentabilidade na hora da venda do grão”, falou Scherer.
O plano para a próxima safra de grãos também traz juros mais baixos e um reforço nos recursos para os médios produtores.
“A taxa de juro é de 6,25. Assim, é uma redução de meio ponto percentual para os produtores situados nessa faixa de renda”, explicou Becker.
O plano de safra prevê cinco bilhões de reais para financiamentos destinados a médios produtores, aqueles com renda anual de até R$ 500 mil.