A China, o maior comprador mundial de soja, importou um recorde de 4,71 milhões de toneladas da oleaginosa em junho, quando as empresas esmagadoras aumentaram suas aquisições do grão para a produção de óleo vegetal e ração animal, segundo dados da alfândega chinesa.
As importações de soja do país alcançaram 22,1 milhões de toneladas nos seis primeiros meses, uma expansão de 28 por cento em relação ao mesmo mês do ano passado, disse o departamento. A China importou 3,52 milhões de toneladas do grão em maio e 3,71 milhões de toneladas em abril, segundo o órgão. "Está dentro das expectativas do mercado que a China tenha importado mais de 8 milhões de toneladas de soja no bimestre maio-junho", disse Tian Feng, analista da BOC International.
"Mesmo assim, as processadoras chinesas vão desacelerar o ritmo das importações nos próximos meses devido ao grande volume dos estoques", acrescentou. Para ele, as importações chinesas de soja deverão cair para 3,5 milhões de toneladas este mês, antes de desacelerar para menos de 3 milhões de toneladas. (Bloomberg)