Um ano depois de estabelecer um escritório de representação no exterior, o Grupo André Maggi, dono da maior trading agrícola de capital nacional, passará também a processar soja em terras estrangeiras. O novo passo do grupo foi dado com a compra de 51% da norueguesa Denofa. O valor do negócio não foi revelado.
A aquisição, fechada na sexta-feira e anunciada ontem, dará à Amaggi participação em uma planta de esmagamento de soja em Fredrikstad, na Noruega, que tem capacidade de 430 mil toneladas anuais. O negócio inclui ainda uma unidade de beneficiamento de óleo de canola na Polônia.
A Norgrain, então controladora da Denofa, permanecerá com fatia, agora minoritária, na esmagadora norueguesa. Os 60% que a Norgrain tinha na Denofa passaram a 49% após a venda da fatia de 11% para o grupo brasileiro. Os outros 40%, que deram à Amaggi os 51% de participação na esmagadora, foram comprados da Agrenco Netherlands, subsidiária da Agrenco Ltd. Em recuperação judicial, a Agrenco tem negociado ativos como parte do projeto de retomada de suas atividades operacionais.
Com foco de atuação no mercado de soja não-transgênica, a Denofa já chegou a atuar no esmagamento do grão em solo brasileiro. Em janeiro de 2001, a empresa encerrou um contrato de arrendamento de uma esmagadora em Cuiabá, que então pertencia à Encomind - a empresa não atua mais no segmento.
A Denofa decidiu não renovar o contrato de arrendamento, que vigorou por um ano, por considerar pouco atrativas as margens. Com isso, voltou a restringir sua atuação no Brasil à exportação de soja em grão para ser esmagada na unidade de Fredrikstad, a mesma que o Grupo André Maggi passa a controlar.
Embora tenha inaugurado oficialmente sua unidade no exterior apenas em outubro de 2008, as atividades do escritório, aberto em Roterdã, na Holanda, começaram exatamente há um ano, em julho. Quinze especialistas em comércio exterior foram contratados na ocasião para o início das atividades da Amaggi Europe, como foi batizado o posto avançado do grupo no velho continente.
As 430 mil toneladas de capacidade de esmagamento na Noruega representarão um acréscimo de 18% à capacidade atual do Grupo André Maggi, que é de 2,4 milhões de toneladas, distribuídas em três esmagadoras. As mudanças recentes na companhia incluíram, no início deste ano, a transferência de sua sede nacional de Rondonópolis (MT) para Cuiabá. O Grupo André Maggi encerrou o ano de 2008 com faturamento de US$ 2 bilhões.