Milho - Armazéns se preparam para receber a safrinha
Data:
17/07/2009
As empresas armazenadoras que tenham interesse em receber a produção de milho safrinha negociada por meio dos contratos de opção de venda da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) agora podem procurar a Superintendência Estadual do órgão, com a máxima urgência, para se habilitarem ao serviço.
No último dia 13, a Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul) enviou a Reinhold Stephanes, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), uma solicitação de prazos adicionais para o credenciamento de novos armazéns e também para os que já estavam credenciados, porém, não listados, pudessem receber o milho que será negociado.
Lucas Galvan, assessor de agricultura da Famasul, explica que apenas as empresas credenciadas e com todas as documentações em dia no momento do edital de divulgação do leilão, estavam aptas a receberem a produção de milho negociadas por meio dos contratos de opção de venda da Companhia Nacional de Abastecimento.
Porém, a capacidade de armazenagem destas empresas correspondia a apenas 53 % do volume negociado nos contratos que somam aproximadamente 713 mil toneladas, ainda de acordo com Galvan.
De acordo com especialista do setor, a situação está causando grandes preocupações aos produtores rurais que estão iniciando sua colheita e precisam destinar sua produção para unidades armazenadoras habilitadas pela Conab porque não encontraram armazéns disponíveis, principalmente na região centro-sul do estado.