Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Soja - Municípios excluídos da safra de soja
Data: 23/07/2009
 
Fora do zoneamento agrícola da cultura, regiões ficam sem amparo de seguro para lavouras .

O zoneamento agrícola para a soja exclui quatro municípios gaúchos do cultivo em solo tipo 2 na safra 2009/2010: Nova Santa Rita, Santa Margarida do Sul, São Gabriel e Triunfo. As áreas estão contempladas apenas para plantio em solo tipo 3, ou seja, com percentual de argila acima de 35%, incomum na região. Sem a indicação no zoneamento, o agricultor fica impossibilitado de acessar o Proagro e financiamentos oficiais. A portaria, publicada no Diário Oficial da União, apresenta restrições para outros 21 municípios, mas prevê a semeadura com limitação nas cultivares em solo tipo 2 (de 15% a 35% de argila).
Não é a primeira vez que isso acontece. Em 2007/08, Santa Margarida do Sul, São Gabriel e Triunfo ficaram de fora e 12 municípios tiveram algum impedimento, mas a medida foi revertida.
O presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira, ficou indignado com a informação e afirmou que a produção de soja é muito importante para a economia local, inclusive para os pecuaristas, que se valem da oleaginosa para alimentar os animais. Segundo ele, o zoneamento da forma como foi publicado inviabilizaria o plantio em São Gabriel, onde foram cultivados 42 mil hectares na safra passada. Santa Margarida do Sul é responsável por outros 18 mil hectares.
Para buscar reverter a situação, Teixeira solicitou apoio de lideranças do setor. 'Isso inclusive é antagônico aos assentamentos em São Gabriel, voltados à agricultura e não à pecuária', acrescentou o presidente da Farsul, Carlos Sperotto. A posição está sustentada em análise do grupo técnico da Comissão de Crédito da Farsul, comandada por Elmar Konrad. Para ele, municípios muito parecidos com os excluídos foram contemplados.
O superintendente federal da Agricultura, Francisco Signor, que pretende levar o tema para Brasília, defendeu a inclusão dos quatro municípios excluídos no zoneamento e está confiante na mudança da portaria. 'Acredito que, com uma reavaliação caso a caso, vamos conseguir a reinclusão, com algumas considerações técnicas.'


Fonte: Correio do Povo


 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23