Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Arroz - Arroz irrigado é tema de seminário em Rio Pardo
Data: 24/07/2009
 
Cerca de 100 produtores participaram do Seminário do Arroz Irrigado 2009, nessa quinta-feira (23), no Parque de Exposições Dr. Apelles de Quadros, em Rio Pardo. O encontro tem como objetivo retomar a safra, apresentar os resultados da safra 2008/09, planejar as ações e difundir tecnologias.

De acordo com o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Maurício Fischer, o desafio é aumentar a rentabilidade, a sustentabilidade e a produtividade com redução de custos.

Segundo o chefe do Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga de Rio Pardo, José Fernandes de Andrade, a meta é alcançar 8 toneladas por hectare para a safra 2010/11. Ao apresentar os resultados, o agrônomo alertou para a importância da época de semeadura, até a primeira semana de novembro. “Semear na época certa é aproveitar ao máximo o potencial”, destacou.

Foram proferidas as palestras “Panorama e Perspectivas do Mercado do Arroz”, ministrada pelo assessor de mercado do Irga, Tiago Barata, “Controle de pragas da lavoura arrozeira”, apresentada pela pesquisadora da Estação Experimental do Arroz (EEA), Thais Freitas, “Controle do Arroz Vermelho nas Sementes”, com o pesquisador da EEA, Felipe Ferreira, “Campanha Todos contra o Arroz Vermelho”, pronunciada pela agrônomo da Basf, Evandro Koehler, e “Estratégias para altas produtividades”, ministrada pelo diretor técnico do Irga, Valmir Menezes.

Para o conselheiro do Irga de Pântano Grande, João Carlos de Moraes, o encontro é fundamental para que os produtores se organizem e sigam as recomendações. “O evento é um alerta aos agricultores”, salientou. Moraes cultivou, na safra 2008/09, uma área de 250 hectares e obteve uma produtividade média de 8 toneladas por hectare.

O município de Rio Pardo, incluindo Pântano Grande e Passo do Sobrado, cultivou, na safra 2008/09, uma área de 17.622, com uma produtividade média de 6,8 toneladas por hectare.

Ao meio dia foi oferecido um almoço aos participantes. O conselheiro e suplente do Irga de Candelária, Arno Weirich e Altair Nunes e o vice-presidente do Sindicato Rural de Candelária, José Emmel foram os responsáveis pelo delicioso arroz com galinha.

O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio do Irga e teve o apoio do Sindicato Rural e Associação dos Arrozeiros de Rio Pardo.


Fonte: Ascom do Irga


 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23