O excesso de chuva do final de semana traz alguns prejuízos para o trigo, especialmente na adubação. Segundo o chefe da Emater Municipal, Édio Korb, a chuva força a adubação penetrar para camadas mais profundas das lavouras e com isso não é aproveitada pelo trigo.
Korb exemplificou que nos últimos dias os agricultores aplicaram uréia, um dos produtos que tem problemas com muita água.
Também a partir de agora os produtores precisam ficar atentos com as doenças fungicas que podem aparecer com a umidade. Sobre o plantio do milho, Edio Korb informou que o período é bastante extensivo, até janeiro, por isso os agricultores têm possibilidade do cultivo de forma escalonada.
Ele acredita que a área com milho em Ijuí neste ano deve ficar num mesmo patamar do ano passado, ou seja, entre quatro mil e 500 e cinco mil hectares. A grande maioria, cerca de três mil e 500 hectares, é para silagem, em função da produção leiteira.
Édio Korb também disse que o excesso de chuva traz problemas para os hortigranjeiros, visto que os produtores não podem fazer o cultivo. Em função da geada, especialmente as folhosas tiveram redução de até 70 por cento na oferta em Ijuí.