Trigo - Excesso de chuva prejudica safra de trigo no Paraná
Data:
25/08/2009
O excesso de chuva está prejudicando a safra de trigo no Paraná. A umidade favoreceu o aparecimento de doenças e em algumas lavouras, a quebra deve ser significativa.
O que era para ficar dourado escureceu de vez. É cinza do prejuízo provocado pelo aguaceiro que caiu nas principais regiões produtoras do Estado. A chuvarada favoreceu o aparecimento de doenças causadas por fungos que gostam de umidade e temperaturas amenas. Duas delas, bruzone e gibaela, devastaram lavouras no norte do Estado.
“A bruzone é um fungo que chocha completamente o grão. Se pegar em um ponto de floração plena, é capaz de nem produzir nada”, explicou Manoel Bassoi, agrônomo da Embrapa.
Segundo o levantamento da Embrapa, as doenças atingiram 780 mil hectares de trigo no Paraná, sessenta por cento da área plantada no Estado, maior produtor nacional.
“Se assoprar ele some. Não tem peso”, completou Bassoi.
Esse foi o efeito da bruzone na fazenda do agricultor José Geraldo Casaroto. Ele plantou 480 hectares na região de Londrina. Metade da área com recursos próprios. Fez três aplicações de defensivos, mas não conseguiu salvar a lavoura.
“A estimativa dessa área é colher 60 sacas por hectare. Talvez iremos colher 15 sacas por hectare, do tipo baixo padrão”, disse Casaroto.