Arroz - Autorizada a antecipação dos contratos de opções de arroz
Data:
26/08/2009
Conforme comunicado, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) autorizou a antecipação dos contratos de opção para os avisos 075,086,106,155,179,207 e 223 aos titulares que tenham interesse em fazê-lo, com vencimento em setembro. Os titulares deverão comunicar formalmente a respectiva corretora a quantidade de contratos que tenham interesse em exercer e o armazém e CDA (armazém credenciado junto a Conab) para a opção, segundo os prazos publicados em comunicado específico.
O preço de exercício (antecipação) será de R$ 29,85 para o arroz tipo 1 (intervalo de 57 a 59 de inteiros).
Segundo o vice-presidente de mercado da Federarroz e assessor de mercado do Irga, Marco Tavares, nos leilões de opções públicas o produtor compra o direito de vender ao governo federal, em data futura, o produto a um preço pré-determinado e exerce a opção de venda caso os valores de mercado estejam abaixo do valor de exercício ou da antecipação da opção.
Até o mês de agosto foram antecipadas apenas 97,8 mil toneladas do total de 656 mil toneladas vendidas nos sete avisos realizados com contratos de opções públicas para o cereal.
“A expectativa em razão do atual momento de mercado, que apresenta baixa liquidez e negócios travados, é que aumente o interesse por parte dos produtores na antecipação, pois possibilitará uma nova alternativa de comercialização e permitirá também maior fortalecimento e principalmente, a recuperação dos preços no mercado interno”, explica Tavares.