Novos manejos e cuidados com o ambiente dão o tom dos debates hoje na Casa RBS, em EsteioNo dia reservado ao arroz irrigado na Expointer 2009, o Fórum Canal Rural Produzir com Sustentabilidade – Desafios e Oportunidades discute a produção das lavouras de arroz, sob o ponto de vista ambiental e econômico, além de expor na Casa RBS alimentos e cosméticos feitos à base do grão. Especialistas falam de novas tecnologias e mercados para incrementar a produção gaúcha.
O debate, promovido por Canal Rural e Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), abordará a situação atual e as expectativas de comercialização. O Rio Grande do Sul já começa a se destacar como exportador. O produtor Mário Petry, de Tapes, conta como conseguiu se tornar um exportador pioneiro e de que maneira o Brasil está se colocando no Exterior como no fornecedor de arroz.
Estarão em pauta temas como arroz vermelho, novas técnicas de plantio, cuidados com o ambiente, experiências novas como a rotação com a soja e mercado internacional. Esses painéis contarão com a participação de especialistas, técnicos do setor e de produtores rurais. O fórum Tecnologias mais Limpas nas Lavouras de Arroz, por exemplo, mostrará novas técnicas capazes de aumentar o lucro do produtor sem descuidar do ambiente.
Cláudio Mundstock, consultor do Irga, apresentará as vantagens do uso eficiente de recursos naturais e de insumos agrícolas mais limpos.