Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, sábado, 18 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Safra - Estado ru­mo à li­de­ran­ça na pro­du­ção de ­grãos
Data: 01/09/2009
 
Es­ti­ma­ti­va de plan­tio pa­ra a pró­xi­ma sa­fra de ve­rão si­na­li­za pa­ra uma co­lhei­ta 26% ­maior do que a re­gis­tra­da no ci­clo an­te­rior.

A pri­mei­ra es­ti­ma­ti­va da sa­fra de ve­rão 2009/10, cu­jo plan­tio co­me­ça a ser in­ten­si­fi­ca­do no pró­xi­mo mês, no Pa­ra­ná, si­na­li­za re­cu­pe­ra­ção nas la­vou­ras de so­ja, mi­lho e fei­jão, os prin­ci­pais ­grãos pro­du­zi­dos no Es­ta­do. In­for­ma­ções di­vul­ga­das on­tem pe­lo go­ver­no es­ta­dual in­di­cam uma co­lhei­ta de 20,8 mi­lhões de to­ne­la­das, vo­lu­me 26% ­maior do que a sa­fra de ve­rão plan­ta­da no ano pas­sa­do, quan­do fo­ram co­lhi­dos 16,5 mi­lhões de to­ne­la­das. A que­da da pro­du­ção foi pro­vo­ca­da pe­la es­tia­gem se­ve­ra que atin­giu o Es­ta­do en­tre o fim de ou­tu­bro até o iní­cio de de­zem­bro.

Na ava­lia­ção do se­cre­tá­rio de Es­ta­do da Agri­cul­tu­ra e do Abas­te­ci­men­to, Val­ter Bian­chi­ni, se hou­ver con­di­ções fa­vo­rá­veis de cli­ma e a re­cu­pe­ra­ção nos pre­ços do mi­lho, o Pa­ra­ná re­to­ma sua con­di­ção de pri­mei­ro pro­du­tor de ­grãos do ­País. ‘‘O pro­du­tor pa­ra­naen­se tem tec­no­lo­gia, e a de­ci­são de plan­tar já foi to­ma­da, o que in­di­ca que, se não hou­ver pro­ble­ma de cli­ma co­mo acon­te­ceu na sa­fra pas­sa­da, o Pa­ra­ná re­cu­pe­ra seu lu­gar no ran­king na­cio­nal da pro­du­ção de ­grãos’’, dis­se.

Ele acres­cen­tou que as la­vou­ras de mi­lho sa­fri­nha e das cul­tu­ras de in­ver­no – es­pe­cial­men­te o tri­go – fo­ram pre­ju­di­ca­das pe­lo cli­ma atí­pi­co des­te ano, com se­ca, gea­das e ex­ces­so de chu­vas, du­ran­te o de­sen­vol­vi­men­to ve­ge­ta­ti­vo dos prin­ci­pais ­grãos de in­ver­no.

O fi­nal de co­lhei­ta da sa­fra 2008/09 apon­ta pa­ra sa­fra to­tal, en­tre cul­tu­ras de ve­rão e de in­ver­no, de 25,5 mi­lhões de to­ne­la­das, vo­lu­me 19% in­fe­rior em re­la­ção à sa­fra an­te­rior. Es­sa que­da na pro­du­ção ocor­reu prin­ci­pal­men­te por cau­sa da que­bra de sa­fra no mi­lho da pri­mei­ra e se­gun­da sa­fra (com re­du­ção de 4,1 mi­lhões de to­ne­la­das) e no plan­tio de so­ja (per­das de 2,5 mi­lhões de to­ne­la­das).

Sa­fra
Con­for­me le­van­ta­men­to do De­par­ta­men­to de Eco­no­mia Ru­ral (De­ral) da Se­cre­ta­ria da Agri­cul­tu­ra e do Abas­te­ci­men­to, a ­área ocu­pa­da com as cul­tu­ras de ve­rão co­mo so­ja, mi­lho da pri­mei­ra sa­fra, fei­jão da pri­mei­ra sa­fra, ar­roz, sor­go,amen­doim, al­go­dão, fu­mo e man­dio­ca de­ve­rá atin­gir 5,68 mi­lhões de hec­ta­res na sa­fra 2009/10, man­ten­do es­ta­bi­li­da­de em re­la­ção ao pla-n­tio fei­to no ano pas­sa­do.

A la­vou­ra que ­mais de­ve apre­sen­tar re­cu­pe­ra­ção é a de so­ja. A ­área ocu­pa­da po­de cres­cer 7%, atin­gin­do 4,27 mi­lhões de hec­ta­res, a ­maior ­área plan­ta­da nos úl­ti­mos ­três ­anos. A es­ti­ma­ti­va de pro­du­ção apon­ta pa­ra a co­lhei­ta de 13 mi­lhões de to­ne­la­das, vo­lu­me re­cor­de que, se con­fir­ma­do, se­rá 39% ­maior em re­la­ção à sa­fra pas­sa­da, que atin­giu 9,37 mi­lhões de to­ne­la­das.

A pre­fe­rên­cia dos pro­du­to­res pa­ra­naen­ses pe­lo plan­tio da so­ja no pe­río­do de ve­rão é atri­buí­da à li­qui­dez do ­grão, me­nor cus­to de pro­du­ção es­te ano e ma­ne­jo ­mais fá­cil no plan­tio, tra­tos cul­tu­rais e co­lhei­ta. Na co­mer­cia­li­za­ção, a so­ja es­tá apre­sen­tan­do me­lhor ren­di­men­to em re­la­ção ao mi­lho, cu­jos pre­ços de­ses­ti­mu­lam o agri­cul­tor. ‘‘Ape­sar de os pre­ços da so­ja não si­na­li­za­rem ten­dên­cia po­si­ti­va, a dos pre­ços do mi­lho es­tá ­pior’’, com­pa­rou Bian­chi­ni.

Em fun­ção des­se de­ses­tí­mu­lo, a ­área plan­ta­da com mi­lho vai ­cair 20% em re­la­ção ao ano pas­sa­do, uma das me­no­res ­áreas des­de a dé­ca­da de 70. O cul­ti­vo de mi­lho de­ve­rá ocu­par cer­ca de 1 mi­lhão de hec­ta­res, cer­ca de 200 mil hec­ta­res a me­nos em re­la­ção à sa­fra 08/09. Os pro­du­to­res de mi­lho fi­ca­ram de­sa­ni­ma­dos por cau­sa dos bai­xos pre­ços du­ran­te a co­mer­cia­li­za­ção. Em re­la­ção ao iní­cio de 2009, o pre­ço do mi­lho já ­caiu 16%, o que in­cen­ti­vou os pro­du­to­res a op­ta­rem pe­la so­ja.

A pro­du­ção des­ta sa­fra não de­ve­rá ­cair na mes­ma pro­por­ção que a ­área plan­ta­da. A ex­pec­ta­ti­va é de au­men­to de 8% na pro­du­ção, pas­san­do de 6,55 mi­lhões co­lhi­dos na sa­fra 08/09 pa­ra 7,07 mi­lhões co­lhi­dos na tem­po­ra­da 09/10. Na sa­fra pas­sa­da, hou­ve que­bra de sa­fra em de­cor­rên­cia da es­tia­gem e o vo­lu­me co­lhi­do foi 24,6% in­fe­rior à es­ti­ma­ti­va fei­ta.


Fonte: Folha de Londrina
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23