Mato Grosso se consolidou como o maior produtor de grãos do Brasil. Nessa terça-feira (8), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgou a última pesquisa de monitoramento da temporada 08/09, onde o Estado registra expectativa de colher 27,42 milhões de toneladas, a segunda maior de sua história, assim como o Brasil. Segundo levantamento, a produção nacional também é a segunda maior da história, com projeção de 134,3 milhões de toneladas. Mato Grosso encerra a atual safra com participação de 20% sobre o total brasileiro.
Do volume projetado pela Companhia ao Estado, 35%, serão originados somente pela sojicultura. A previsão é de Mato Grosso colha 17,96 milhões t, o carro chefe da produção agrícola local.
Os técnicos da Conab informaram que algumas culturas tradicionais, como milho e soja, foram prejudicadas pela estiagem ocorrida no Centro-Sul, reduzindo a produtividade nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. A produção de soja alcançou 57,1 milhões de toneladas, já o milho total (1ª e 2ª safras) teve produção de 50,1 milhões de toneladas, com destaque para os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás, Bahia e Tocantins.
A área plantada no Brasil totalizou 47,7 milhões de hectares, representando aumento de 0,6% sobre o registrado na safra 2007/08 (47,4 milhões de hectares.