Um temporal com chuva de granizo na última segunda-feira destruiu parte das lavouras de trigo que estavam prontas para serem colhidas em Campina do Amoral, município de Luiziana, região de Campo Mourão, no Centro-Oeste do estado. Os ventos fortes deitaram o trigal e o granizo derrubou os grãos, causando prejuízos aos agricultores.
Etelvino Eduardo Manfrin esperava colher 33,5 sacas de trigo por hectare, mas perdeu parte da produção. “Não tem condições de colocar o maquinário na lavoura. Investi alto e o que colhi não vai pagar nem o financiamento”, lamenta. Manfrin, que plantou 84,7 hectares e colheu apenas cinco, afirma que vai solicitar o ProAgro para cobrir os prejuízos.
Já o agricultor Airton Cordeiro Novaes ainda tem esperança de colher em uma área pouco atingida pelo temporal. “O vento forte derrubou cerca de 30 hectares dos 42 plantados, mas acredito que ainda consigo colher uma média de 40,4 sacas nos 12 hectares que estão em pé”, prevê. “O trigal passou da época de colher e agora foi prejudicado pelo granizo. A situação está muito difícil”, lamenta o agricultor.