Trigo - Chuva provoca estragos no trigo plantado em São Paulo
Data:
11/09/2009
A chuva também esta provocando estragos no trigo plantado em São Paulo. O forte temporal que castigou a região centro-oeste do estado, na quarta-feira, atingiu várias culturas.
José Campideli custa a acreditar que toda a produção de trigo foi perdida em questão de minutos, na área rural de Pausul. “Vou esperar a seguradora vir, para ver o que vão avaliar aí, no caso”, diz o agricultor.
Em Santa Cruz do Rio Pardo, metade de uma plantação de eucaliptos caiu. Perto dali, mais destruição. Um milharal ocupa uma área de 22 hectares e foi completamente destruído pela ação do vendaval.
O granizo desfolhou as plantas e o vento tombou toda a lavoura. O proprietário que ia fazer a colheita perdeu toda a produção. “Se o milho ficasse um pouco só inclinado, você ainda poderia vir com a colheitadeira de encontro, no sentido contrário, e levantar um pouco este milho para tentar colher pelo menos um pouco. Mas o jeito que está, deitado, não tem como. A altura da plataforma não dá para levantar o pé para colher. Foi a primeira vez na minha vida que eu vi a chuva fazer um estrago tão grande, ainda mais em uma época destas, que é tão difícil de chover”, afirma Murilo Pegorer, agricultor.