Milho - Frio e chuva em excesso causam prejuízo às lavouras de milho no RS
Data:
15/09/2009
O frio e a chuva em excesso prejudicam o plantio do milho no Rio Grande do Sul. Quem já semeou a terra também está preocupado.
O céu encoberto é motivo de preocupação para um agricultor de Cruz Alta. Seu Edésio plantou 80 hectares de milho em três dias e por causa da instabilidade do clima a germinação do grau não está uniforme. Diferença que mais tarde poderá se refletir na produção.
“A maior preocupação é este excesso de chuva, que leva embora os nutrientes que a gente põe no solo e o frio, que prejudica o desenvolvimento da planta. Se a gente produz pouco, ganha pouco, porque o preço já não ajuda”, reclama o agricultor Edésio Quaini.
Na região noroeste os agricultores esperam que o tempo melhore para retomar o plantio do milho que já está atrasado.
“O plantio neste período, em condições normais, com temperaturas mais altas, teria entre 50 e 60% da área já plantada. Hoje tem um pouquinho mais do que 30% da área inicialmente prevista para o município e para a região plantada”, diz o técnico agrícola Jorge Vargas.
A planta precisa de luminosidade intensa e temperatura média de 16 graus para ganhar agilidade no crescimento. No Rio Grande do Sul devem ser cultivados 1,125 milhão de hectares de milho. Cerca de 20% menos em relação à safra anterior.