O desenvolvimento do trigo está prejudicado pelas chuvas excessivas. Segundo a Emater, a grande quantidade de umidade impede que os produtores façam o manejo sanitário da lavoura, o que pode proporcionar aparecimento de doenças fúngicas e perda de nutrientes. Além disso, a fase do enchimento do grão recém iniciou e vai depender de condições climáticas favoráveis nos próximos dias. Em relação ao milho, o plantio está atrasado.
No caso da região de Ijuí o excesso de chuva causa problemas também na germinação do milho que está atrasada. No que se refere à previsão do tempo, segundo a Somar Meteorologia, para esta semana, em Ijuí, a tendência é de sol até amanhã. Para terça-feira, a previsão também é de tempo aberto, porém com pancadas de chuva, o que não deve ultrapassar cinco milímetros.
Quarta-feira a chuva volta com maior intensidade em Ijuí, cuja previsão é de 10 milímetros, em função da chegada de uma nova frente fria. Para quinta a tendência é de 11 milímetros e sexta-feira, dia 18, 40 milímetros.
A Somar Meteorologia indica, ainda, que neste mês a região de Ijuí deve registrar mais duas frentes frias, entre os dias 20 e 24, cuja chuva acumulada nestes quatro dias deve chegar a 70 milímetros.