Soja - China fecha em baixa com fundos liquidando posições
Data:
24/09/2009
Pequim, 24 - Os contratos futuros de soja fecharam em baixa na Dalian Commodity Exchange, na China, ampliando perdas com as realizações de lucros antes do feriado nacional chinês de oito dias, que começa em 1º de outubro. O contrato referência maio/2010 recuou 1,8%, a 3,636 yuans por tonelada (6,83 yuans = US$ 1).
"Há uma grande onda de fundos deixando o mercado enquanto eles encerram posições antes dos feriados", disse Xu Wenjie, um analista da Tianma Futures. O analista diz que essa é a principal razão para o enfraquecimento no complexo agrícola e que a soja não está tão em baixa, já que até em Chicago a commodity está com queda.
Os futuros de soja na Chicago Board Of Trade (CBOT) fecharam com queda na quarta-feira, pressionados por previsões climáticas favoráveis para a safra do Meio-Oeste dos EUA. O petróleo e o ouro fracos também pressionaram a queda no complexo agrícola.
A postura defensiva da soja reflete uma fraqueza maior nas commodities em geral, com uma grande oferta pesando ainda sobre o mercado. Os metais básicos na bolsa de Xangai ampliaram as perdas nesta quinta-feira, seguindo a London Metal Exchange (LME) e um dólar levemente mais forte. Os futuros do milho, farelo de soja, óleo de palma e óleo de soja também fecharam em queda. As informações são da Dow Jones. (Líliam Raña)