Soja - Plantio de soja chega a 4% da área estimada em Mato Grosso
Data:
29/09/2009
O primeiro levantamento de plantio da AgRural para safra de soja 09/10 em Mato Grosso chega duas semanas mais cedo em relação ao ano passado. O motivo para tanta antecedência é o acumulado de chuvas em setembro, que foi superior a 100 milímetros (mm) na maioria das regiões do Estado. Os produtores também contribuíram. Neste ano, eles estão mais organizados, com insumos em estoque e máquinas revisadas com antecedência, bem diferente do plantio da safra anterior quando a crise de crédito pegou os sojicultores no contrapé.
Segundo os dados apurados pela AgRural, de 15 a 25 de setembro, os sojicultores mato-grossenses plantaram 4% da estimativa de área para o Estado. No ano passado, a área plantada no Mato Grosso alcançou 5% somente em 5 de outubro. Conforme expectativas do segmento, Mato Grosso deverá manter a mesma área de cultivo utilizada na safra passada (08/09), que foi de 5,82 milhões de hectares, acréscimo de 2,7% frente ao ciclo anterior, como aponta o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O município de Lucas do Rio Verde (360 quilômetros ao norte de Cuiabá) tem hoje 10% do plantio efetuado, o dobro da área semeada em relação a 5 de outubro de 2008. A área já semeada vai permitir a colheita da oleaginosa entre os dias 10 e 25 de janeiro, dependendo do ciclo da variedade.
Os trabalhos no campo vão ganhar mais força na próxima semana com o início do plantio também na região leste. Com um plantio tão precoce, a safra 09/10 já conquistou o seu primeiro recorde.