Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, sábado, 18 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Soja - Opção por soja precoce possibilita 2.ª cultura
Data: 14/10/2009
 
Produtores pretendem, com a antecipação da colheita, investir em milho safrinha ou algodão adensado

- Em plena época de plantio da safra de verão de soja, produtores têm optado por variedades precoces da oleaginosa para investirem em uma segunda cultura - milho safrinha ou algodão adensado. O que tem servido de estímulo é o clima favorável ao plantio no período ideal, a possibilidade de obter melhores preços na entressafra, já que a soja precoce antecipa a colheita em 15 a 20 dias, e os primeiros resultados do plantio adensado de algodão, animadores.

"São vários os fatores. Este ano, um incentivo foram as chuvas no período que costumava ser de estiagem, o que reduz os riscos de perdas na etapa de plantio. Assim que terminou o vazio sanitário, em setembro, o produtor já iniciou o plantio", diz o pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, Lucilio Alves. "O produtor aproveitou as boas chuvas para antecipar o plantio em relação a anos anteriores. No Paraná os produtores estão animados em plantar milho safrinha como segunda cultura e, em Mato Grosso, a vontade é a de plantar algodão adensado."

A possibilidade de colher soja na entressafra também estimula o produtor, segundo Alves. "A expectativa de oferta elevada de soja na safra 2009/2010 deve pressionar as cotações no início efetivo da colheita. A estratégia, portanto, é a de colher na entressafra."

ECONOMIA

Em Mato Grosso, o otimismo com o plantio adensado de algodão deve-se principalmente à redução de custos de produção, diz o engenheiro agrônomo e consultor Wanderley Oishi. Segundo ele, como o ciclo do algodão adensado é mais curto, os gastos diminuem até 30%, sobretudo com a aplicação de defensivos químicos e adubação. "A técnica adensada permite a redução de cinco a seis aplicações de inseticidas e de uma a duas aplicações de fungicidas."

O plantio adensado reduz o espaçamento entre linhas de 76 a 90 centímetros para 38 a 45 centímetros e aumenta a população de plantas por hectare para 200 mil a 250 mil, ante 80 mil a 110 mil plantas no sistema convencional. "A técnica encurta o ciclo de 180 dias para, no máximo, 160 dias. Com isso, não há risco de faltar chuva no fim do ciclo da fibra."

Pelo cronograma, o algodão adensado seria semeado no fim de janeiro/início de fevereiro, depois da colheita da soja precoce. "Basicamente, o produtor colhe a soja, vende e, com o capital de giro, planta algodão. Ele passa a ter, em vez de uma lavoura, duas", afirma Oishi.


Fonte: Estadão
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23