Geral - Mapa leva seminário sobre exportação a Xanxerê/SC
Data:
15/10/2009
Brasília - Discutir estratégias para aumentar a inserção do agronegócio brasileiro no mercado internacional e democratizar o acesso às informações sobre programas envolvidos com a atividade exportadora são as principais propostas do 29º Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), que será realizado, no próximo dia 22, em Xanxerê/SC.
O evento, promovido pela Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SRI/Mapa), reúne informações para produtores rurais, cooperativas, associações, agroindústrias e distribuidores interessados em conhecer os caminhos para exportar a produção. “O seminário é uma excelente oportunidade para a troca de conhecimento e experiências entre os participantes e para o amadurecimento de projetos de desenvolvimento futuro no setor”, opina o diretor do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio do Mapa, Eduardo Sampaio.
As palestras abordarão temas, como os desafios e oportunidades do agronegócio nacional, a importância da certificação, a indicação geográfica como mecanismo de agregação de valor, as linhas de financiamento disponíveis para o setor e o papel do governo no auxílio às estratégias de inserção no mercado externo. Os aspectos burocráticos do trâmite aduaneiro e as ferramentas de busca de informações sobre mercados em potencial também serão apresentados aos participantes.
Esta é a terceira vez que o AgroEx é realizado em Santa Catarina. A 4ª edição aconteceu em Florianópolis, em 2006, e o 17º seminário, em Chapecó, no ano passado. Sexto lugar no ranking de exportações do agronegócio brasileiro, o estado teve participação de 6,65% entre os meses de janeiro e agosto deste ano.
Inscrições - As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Mapa, www.agricultura.gov.br, no link AgroEx. As palestras serão realizadas no auditório da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), a partir das 8 horas. (Eline Santos)
Fonte: Ministério da Agricultura e do Abastecimento