Feijão - Fluxo de ofertas de feijão diminui na semana
Data:
16/10/2009
O mercado do feijão permanece sem nenhuma perspectiva de recuperação em termos de preços. Nessa quinta-feira (15), a disponibilidade de carioca na Bolsinha/SP somou 12.000 sacas, tendo sido vendidas 5.000 sacas ou 42% do total ofertado. Apesar das elevadas sobras, o mercado mantém-se estável, não somente pelo posicionamento mais cauteloso em termos de venda por parte dos produtores, mas também pela redução da disponibilidade no atacado paulista nesta semana. A oferta acumulada de feijão carioca nesta semana soma 44.550 sacas, volume 42% mais baixo do que no mesmo período da semana passada. Já as vendas acumuladas somam 15.720 sacas, com uma queda de 26% no período.
O carioca extra no mercado local continua oscilando entre R$ 75 a 78/saca, devendo fechar a semana sem alterações. As indicações em Goiás tendem a continuar limitadas mais comumente no intervalo de R$ 60 a 65/saca. A recuperação dos preços no mercado do feijão continua dependente de uma forte redução das ofertas no atacado, o que aparentemente ainda levará semanas para acontecer de forma mais significativa. Sem dúvida nenhuma, a entressafra neste ano está sendo decepcionante em termos de preços, com um volume de ofertas acima do esperado, consolidando expectativas de colheitas na terceira safra em um nível acima do estimado oficialmente pela CONAB e IBGE.
A análise de mercado do Feijão é produzida diariamente pela Gerência de Estudos Técnicos e Econômicos da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG).
Fonte: FAEG - Federação da Agricultura do Estado de Goiás