Boi Gordo - Bertin planeja ampliar abates em 42% no próximo ano
Data:
16/10/2009
O frigorífico do Bertin em Campo Grande, a maior unidade da América do Sul e terceira maior do mundo, planeja elevar os abates de bovinos em 42% no próximo ano, segundo informou esta manhã o diretor superintendente da Divisão Carnes, Evandro Miessi Mente.
Nesta quinta-feira foi a inauguração oficial da planta de abate e desossa, localizada na saída para Sidrolândia e também o lançamento da unidade de supercongelados, que deve ser ativada no primeiro trimestre de 2010, investimento de R$ 50 milhões.
Em uma terceira etapa, já no segundo semestre do próximo ano, será construída uma unidade de carne cozida congelada, para produção de carne moída, compactados e outros.
Evandro disse que a previsão é que no próximo ano o número de animais abatidos chegue a 3 mil diários, contra 2,1 mil atualmente. Para cada animal abatido é estimado um emprego.
Ele explicou que Campo Grande foi escolhida para a instalação do complexo diante da oferta de gado de Mato Grosso do Sul e dos incentivos fiscais dados pelo governo. Fez um pedido para que os pecuaristas continuem investindo em qualidade e sanidade e lembrou que os benefícios de um frigorífico do porte do Bertin chegam a toda a cadeia.
A unidade tem área de 1,7 milhão de m² e capacidade instalada para abater quatro mil animais diários.
O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), destacou a importância de agregar valor à produção e lembrou que o projeto do Bertin vem justamente nesse sentido, beneficiando a produção. "É um importante passo para a industrialização do Estado", disse.
O prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB) avaliou que o Bertin irá aquecer a economia da cidade e destacou a importância da geração de empregos. “Esse empreendimento prova que a prefeitura tem capacidade de atrair novos investimentos”, disse.
Hoje a produção é de 560 toneladas e a indústria emprega 2,3 mil pessoas em Campo Grande.