Trigo - Agricultores preocupados com a safra de trigo
Data:
19/10/2009
Agricultores gaúchos começaram a colher a safra de trigo. A produtividade das lavouras deve ser satisfatória, mas a baixa de qualidade do grão e a falta de compradores preocupam.
Os produtores de trigo do noroeste gaúcho intensificaram a colheita da safra. A região é a primeira a implantar as lavouras.
A produtividade das lavouras colhidas está dentro da expectativa. O que preocupa os triticultores é a qualidade do produto que pode estar comprometida pelo nível de chuvas que neste ano foi acima do normal.
“Depende um pouco da variedade que o agricultor escolheu no momento do plantio e também o excesso de chuvas na fase final de maturação da cultura. Foi isso que afetou um pouco a qualidade do trigo para panificação", explicou o técnico agrícola.
Esta é a preocupação do agricultor Cesar Kroth. "Depende da qualidade para eu poder tirar os custos da lavoura. O investimento foi bastante grande”, falou.
O Brasil deverá produzir na safra 2009/2010 cerca de 5,3 milhões de toneladas do grão, com redução de 12% em relação ao produzido na safra anterior.
Além dos problemas climáticos, os agricultores estão preocupados com a comercialização do trigo. Muitos deles ainda têm produto da safra passada estocado. Na cooperativa de Santa Rosa, o cereal não encontra comprador há semanas.
"Nós colhemos mais de dois milhões de toneladas quando se consome certe de 700 a 800 mil toneladas. Então, nós temos um excedente muito grande para ser mandado para fora do Estado. Como o trigo é comprado pelo moinho que consome durante 12 meses do ano, ele é um produto que não tem uma liquidez muito alta”, esclareceu Sergio Oliveira, gerente comercial da cooperativa.
A saca do trigo está sendo negociada, no Rio Grande do Sul, por R$ 22,40. No mesmo período do ano passado, saia por R$ 27,00.