A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza amanhã mais um leilão de subvenção à comercialização do milho. Serão ofertadas 800 mil toneladas, sendo que 73,7% do volume é oriundo de Mato Grosso, com 590 mil (t). A venda pública será na modalidade Prêmio para Escoamento de Produtos (PEP) e proporcionará o escoamento do produto das regiões com excedente para onde a oferta do grão é deficitária.
Do total disponibilizado pelo Estado, 220 mil toneladas serão provenientes da região Norte, 270 mil (t) do Médio Norte e 100 mil (t) da região Sul. Também participam do leilão os Estados da Bahia (40 mil t), Goiás (60 mil t), Mato Grosso do Sul e Paraná (com 30 mil t cada) Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Rondônia e Tocantins (com 10 mil t cada).
O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Glauber Silveira da Silva, afirma que os leilões são fundamentais para os agricultores estaduais, que tiveram a produção além do previsto e passaram a enfrentar depreciação no valor do produto no mercado, diante da oferta maior que a demanda.
"Vamos pedir ao ministro Reinhold Stephanes, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) mais edições, até que a oferta e demanda no Estado estejam equilibradas".