Safra - Começa a colheita da canola no Rio Grande do Sul
Data:
21/10/2009
Começa a colheita da canola no Rio Grande do Sul. A safra do grão deve crescer quase 50% em relação ao ano passado.
O agricultor Carlos Gilberto Derlam tem pressa para colher os 304 hectares de canola cultivados em Emílio Barros, noroeste gaúcho. “Teve que ganhar tempo. Eu não deixei área só para a soja. Eu planto as culturas de inverno pensando no soja. A canola se consegue plantar cedo para colher mais cedo”, explicou.
Há 13 anos o agricultor investe na rotação de culturas. Para ele, a canola foi a alternativa mais rentável e econômica. No Rio Grande do Sul, maior produtor brasileiro de canola, a expectativa este ano é colher 32 mil toneladas da oleaginosa. São as indústrias de óleo e as usinas de biodiesel que têm fomentado grande parte desta produção.
O Rio Grande do Sul concentra 74% da produção de canola do Brasil. O seu Carlos está colhendo 15 sacas por hectare. Ele vendeu a produção antecipadamente para a indústria e está satisfeito.
Para facilitar a colheita ele fez o chamado enleiramento. Ele serve para proteger a cultura dos ventos. A plantação fica deitada no solo depois de cortada, até secar naturalmente, para ser colhida posteriormente. A produtividade na lavoura deve ser maior.
A saca da canola está sendo vendida na região, em média, por R$ 42,50, mesmo valor do ano passado.