Trigo - Triticultores gaúchos vão a Brasília pedir apoio federal
Data:
23/10/2009
Setor reclama que medida anunciada nesta semana pelo Mapa é insuficiente
Reunião ontem à noite na Farsul definiu articulação com paranaenses
Apesar de o governo federal ter publicado ontem o edital do primeiro leilão de PEP para trigo, produtores gaúchos e paranaenses prometem somar esforços na próxima semana para pleitear mais mecanismos de comercialização em Brasília. Eles também querem contratos de opção, AGF e elevação da TEC de 10% para 35%. Segundo o deputado Luis Carlos Heinze, serão necessários R$ 1,4 bilhão.
Ontem, os gaúchos passaram o dia articulando a estratégia. De manhã, a reunião foi na Secretaria da Agricultura e, à noite, na Farsul. O secretário João Carlos Machado se comprometeu a fazer contato com o Executivo paranaense; o presidente da Farsul, Carlos Sperotto, com a federação daquele estado; e representantes da Fecoagro e da Ocergs, idem. Hoje deve ser solicitada audiência com os ministros Guido Mantega e Reinhold Stephanes.
Sperotto disse que também se busca solução para 400 mil t de trigo estocadas da safra passada.
O edital prevê PEP para 182 mil t da safra 2009, sendo 160 mil t do Paraná. O RS deve ser contemplado no próximo pregão. O setor pleiteia que o governo imponha restrições às importações da Argentina.