A Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa (Efapi) trouxe, na tarde de quarta-feira(21), a presença de Francisco Carlos Simioni, diretor de departamento de economia rural da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná. Simioni trouxe diversos dados regionais, nacionais e mundiais, com destaque para a produção de cultivares como o milho.
Para Simioni, o milho ainda se apresenta como produto interessante ao agricultor, apesar de estar perdendo espaço para a soja. Essa perda ocorre em função uma queda na valorização dos grãos (o milho esteve custando R$22 a saca e agora custa em torno de R$16, variando em cada região), e também devido ao clima, que não colaborou muito nas safras anteriores.
A produção nos últimos anos só tem caído, e com a variação do tempo trazendo seca, chuvas em excesso, e geadas, num grande ziguezague climático, os agricultores vêm reduzindo a área de plantio. "A primeira safra 2009/10 do Paraná reserva 995 mil hectares ao milho. Essa é a menor área plantada desde 1970".
Apesar disso, segundo projeções, a demanda tende a aumentar, especialmente no que se refere às exportações. Com a retomada do incentivo ao uso de etanol, os Estados Unidos devem importar mais o produto, que é a principal matéria-prima utilizada com essa finalidade.
Ontem a Efapi ainda estava recebendo os últimos preparativos. Havia muitos estandes em fase de instalação, e a maior parte dos animais do Shopping Agropecuário e do Leilão ainda não tinham chegado. Segundo a Coordenadora Geral de Bovinos, Sandra Queiroz, serão 300 animais apenas na categoria bovinos. No total, o número de animais em exposição deve chegar a 2 mil. O público será recebido para a Exposição a partir de hoje. Os portões estarão abertos a partir das 9 horas. A visitação é livre. (D.K.) Abertura oficial será no sábado
Oficialmente a 32ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa será aberta no sábado, dia 24, às 10 horas. A ocasião deve contar com a presença de diversas autoridades, municipais e estaduais. Além disso, o secretário de defesa agropecuária do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Inácio Afonso Kroetz, se fará presente. Logo após a abertura ele ministra palestra sobre a situação atual e as tendências do mercado de carnes no Brasil. Após abertura, a Efapi contará com a apresentação da Fanfarra Comunitária, projeto da Associação dos Moradores da Vila Santanna. Na fanfarra são cerca de 20 crianças entre 8 a 16 anos.