Registro - Agricultores pressionam por crédito emergencial
Data:
28/10/2009
Fetag diz que 27,5 mil famílias aguardam benefício para cobrir perdas da secaCerca de 2 mil pequenos produtores rurais gaúchos ligados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) chegam no início da manhã de hoje a Porto Alegre para pressionar o governo federal pela liberação do crédito emergencial para os atingidos pela estiagem que castigou o Estado no primeiro semestre.
Conforme a entidade, das mais de 100 mil famílias que deveriam receber os recursos, 27,5 mil ainda aguardam o benefício de R$ 2 mil por propriedade, totalizando R$ 55 milhões.
Os agricultores se reúnem no início da manhã no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, no Centro da Capital, e em seguida devem se dirigir ao prédio da Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário, na Avenida Loureiro da Silva, localizado nas proximidades. Segundo Amauri Miotto, tesoureiro da Fetag, não existe intenção de atrapalhar o trânsito na cidade.
Também hoje o presidente da entidade, Elton Weber, estará em Brasília para tratar do problema com os ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Fazenda e do Meio Ambiente.
– Se não tivermos uma resposta de Brasília, a mobilização continua na quinta-feira (amanhã) – avisa Miotto.
Além da manifestação na Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário, comitivas irão tratar com o governo do Estado de questões relacionadas a habitação e legislação ambiental.