Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, domingo, 19 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Trigo - Gaúchos negociam apoio ao trigo
Data: 29/10/2009
 
Comitiva que está em Brasília ganha reforço do secretário João Carlos Machado para reunião na Fazenda

Preocupação dos triticultores e lideranças é com o escoamento da safra passada e dos grãos que ainda estão por colher no RS
Crédito: fabiano do amaral  
Comitiva gaúcha aportou ontem em Brasília para negociar com o governo federal medidas de apoio à comercialização de trigo. O presidente da Farsul, Carlos Sperotto, já esteve reunido com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, de quem cobrou a elevação da TEC de 10% para 35% e mecanismos para escoar a safra, anunciados por ele neste mês. Contudo, ao sair da reunião da Camex, o ministro informou que o governo adiou a decisão de sobretaxar a importação de trigo de países de fora do Mercosul. Segundo ele, as importações em outubro foram baixas, o que significa diminuição dos estoques.

Hoje, a pressão gaúcha ganha peso com o secretário da Agricultura, João Carlos Machado, que se une à comitiva para audiência no Ministério da Fazenda. Além da implementação das ações já anunciadas pelo ministro, foi solicitada solução para escoar o trigo gaúcho estocado da safra passada. Conforme Sperotto, já está em vigor a alteração na forma de importação. "Agora, os moinhos encaminham o pedido ao ministério, que analisa e concede a licença de importação."

A comitiva ainda conta com representantes da Fecoagro e parlamentares da bancada gaúcha. De acordo com o presidente da Fecoagro, Rui Polidoro Pinto, seria preciso lançar operações de Aquisição do Governo Federal (AGF), leilões de Prêmio de Escoamento da Produção (PEP) e contratos de opção para 250 mil toneladas da safra 2008 paradas em cooperativas e com triticultores. Ainda pedem mecanismos para mais 500 mil toneladas da safra, que está em fase de colheita.

De acordo com o presidente da Comissão de Trigo da Farsul, HamiltoJardim, sem o apoio para escoar entre 20% e 30% do trigo novo, haverá dificuldade no plantio da safra de verão de milho e soja. Ele explica que a maioria dos que dependem dos recursos é composta por produtores excluídos do crédito rural oficial por inúmero motivos, dentre os quais a falta de capacidade de pagamento e a classificação de alto risco junto a agentes financeiros.

Ainda há uma preocupação adicional. A Conab faz leilão hoje de PEP para escoamento de 364 mil toneladas de trigo em seis estados, sendo 160 mil t no Paraná. De acordo com o economista Tarcísio Minetto, da Fecoagro, a liberação de verba para estas operações pode comprometer o volume de recursos disponível para o Rio Grande do Sul, estado que dá início à colheita depois do Paraná.


Fonte: Correio do Povo
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23