Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, domingo, 19 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Milho - Chuva danificou até 30% das lavouras no corn belt
Data: 04/11/2009
 
O excesso de chuvas nos EUA já causou danos em 5% a 30% das lavouras de milho em diversas áreas do corn belt. A informação é do site AgWeb.com. A incidência do fungo diplodia é um dos principais problemas que a umidade trouxe para os produtores.

A matéria da página norte-americana informa: “se você abriu as palhas negras do seu milho e encontrou diplodia, um fungo branco, tomando conta da espiga, você não está sozinho”.

“O diplodia é facilmente notado em uma lavoura devido a aparência esbranquiçada da palha do milho. Quando você tira a palha, pode notar um fungo branco”, explica a especialista em gerenciamento de pestes, Suzanne Bissonnette, da Universidade de Illinois. “Esta não é uma nova doença, mas ela está em uma tendência de aumento que começou na última década. Este ano, a incidência foi particularmente maior”.

A boa notícia, segundo a especialista, é que o fungo diplodia não produz micotoxinas nos grãos. A má notícia é que o diplodia deixa as espigas mais leves e reduz seu rendimento e o valor nutricional.

O patologista Carl Bradley, da Universidade de Illinois, explica que os fungicidas têm pouco impacto no combate da doença. Bradley sugere a escolha de espécies híbridas de milho, com maior resistência ao diplodia.

“Em um ano de grande incidência como este, é que as empresas de sementes e os produtores poderão identificar a diferença entre os híbridos e saberão quais tipos de milho terão que evitar e quais são os mais resistentes ao diplodia”, explica Bradley.

Sol em Arkansas
De acordo com informações da cidade de Little Rock, em Arkansas, os produtores do estado finalmente tiverem alguns dias de sol para continuar a colheita. Representantes disseram que alguns campos de soja estão sob a água e que muitos campos precisam se firmar para possibilitar a entrada de colheitadeiras.

O arroz e o algodão ainda precisam secar mais para serem colhidos, o que deve levar mais pelo menos dois dias. No sudeste de Arkansas, as lavouras próximas as rios St. Francis e Cache precisarão de mais tempo para secar, já que o nível dos rios continuam subindo.

Iowa: colheita mais lenta desde 1960
Segundo informações do site DesMoinesRegister.com, a colheita de milho no estado de Iowa está com mais de três semanas de atraso e a colheita de soja está a pelo menos um mês de atraso, de acordo com levantamentos do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). Este foi considerado o outubro mais chuvoso em 128 anos no estado.

“Esta é a colheita mais atrasada desde os anos 60”, afirmou Bill Northey, secretário de agricultura do estado. “Não é usual, tanto para a soja quanto para o milho, um atraso tão grande nas colheitas”.

O USDA informa também que alguns intermediários já estão rejeitando a soja molhada e o milho de baixa qualidade. O milho também está com baixa maturação e seu peso mais leve faz com que o produto seja desvalorizado.

De acordo com o Departamento de Agricultura, 18% do milho em Iowa foi colhido, bem abaixo da média de 40% para a primeira semana de novembro. 54% da soja foi colhida, quando a média para o período é de 80%.  

As informações são do site AgWeb.com, do site DesMoinesRegister.com e da agência Associated Press


Fonte: Redação N.A.
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23