Soja - Agricultores esperam uma boa safra no oeste da Bahia
Data:
05/11/2009
A chuva chegou mais cedo, este ano, ao oeste da Bahia. Muitos produtores já estão com as lavouras plantadas e a expectativa é de uma boa safra.
Na propriedade administrada por Gilberto Becker, no município de Luís Eduardo Magalhães, serão plantados 11 mil hectares de soja, mil a mais do que a safra passada. “Diminuindo o custo dos insumos, o investimento, inclusive em adubação, foi maior dando assim uma possibilidade de a gente aumentar a produtividade por hectare”, explicou.
Favorecida pelo calor e a umidade, a soja plantada há pouco tempo já começa a brotar. Este ano, estimativas da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, apontam um crescimento da área plantada em torno de 6%, o que vai representar mais de um milhão de hectares.
Com o clima favorável, a média de produtividade também é otimista, de 46 sacas por hectare, diferente da safra 2008/2009, que ficou em 42 sacas e foi considerada baixa. Com previsões positivas, agora a torcida dos produtores é para a subida do dólar.
“Agora, a gente está na mão do cambio. E com essa baixa do dólar pode vir a cair o nosso preço. Mas a gente torce para que reaja o dólar e a gente tenha uma possibilidade de lucro para equilibrar as contas em virtude dos últimos anos, que a comercialização não foi muito boa”, completou Becker.