Arroz - Exportação de arroz no ano soma 720 mil toneladas e encosta em recorde
Data:
11/11/2009
O Brasil exportou 98,5 mil toneladas de arroz em outubro, acumulando 720 mil toneladas desde março deste ano. O volume representa aumento de 20% em comparação ao desempenho do ano passado, quando as exportações do grão somaram o recorde de 790 mil toneladas.
Em outubro, a distribuição das vendas repetiu o comportamento do restante do ano, com destaque para os países africanos.
Os principais mercados compradores do arroz brasileiro foram Senegal (34,8 mil toneladas), Benin (31,6 mil toneladas), Nigéria (24,4 mil toneladas) e Guiné Bissau (3 mil toneladas), informou o vice-presidente de mercado da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Marco Aurélio Tavares.
A logística favorece as exportações do Brasil para a África, que ficam no mesmo hemisfério. Além disso, o continente é dependente de importações. A África importa cerca de 10 milhões de toneladas de arroz por ano.
IMPORTAÇÕES
As importações brasileiras somaram 85,5 mil toneladas em outubro, com um total de 582,5 mil toneladas desde março. As exportações superaram em 137 mil toneladas as importações. O perfil do produto embarcado ao exterior em outubro manteve o predomínio de arroz parboilizado, com quase 60% do total. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê a exportação total de 750 mil toneladas pelo Brasil na safra atual - que termina em fevereiro de 2010 - e a importação de 900 mil toneladas.