Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, domingo, 19 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Soja - Soja tem preferência
Data: 12/11/2009
 
A região de Ribeirão Preto deve registrar o maior avanço na área plantada de soja em todo o Estado de São Paulo. De acordo com as estimativas da safra 2010, divulgadas ontem pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), a cultura deve saltar de 3,8 mil hectares plantados na safra atual, para 6,4 mil no próximo ano, um crescimento de 65,7%. Para especialistas, o avanço na região é explicado pelas reformas nas lavouras de cana-de-açúcar.

Em todo o estado, o crescimento na área plantada de soja será de 469,1 mil hectares neste ano para 508,6 mil na safra 2010. De acordo com o IEA, a expectativa de crescimento está baseada na rotação da cana, além dos bons preços do produto no mercado. “A soja deve substituir parte das áreas cedidas pelo algodão e amendoim no Estado. E como cultura de reforma dos canaviais é uma boa opção”, disse a pesquisadora científica Denise Viani Caser, uma das responsáveis pelo levantamento.

A cultura da cana está relacionada com maior crescimento da soja na região de Ribeirão. “Como o cultivo de cana é grande, as culturas de rotação também aumentam. E a tendência é que o crescimento seja maior para a próxima safra por conta do bom volume de chuvas deste ano”, disse o engenheiro agrônomo Luiz Fernando Zorzenon, da Cordenadoria de Assistência Técnica Integrada (Cati) da Secretaria de Agricultura.

Para o Augusto Cesar Strini, gerente da Unidade de Grãos da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado (Canaoeste), pela quantidade de hectares de cana plantados na região, de 368 mil, ainda é pequena a área para soja. “A rotação é necessária para melhorar o solo e a remuneração do produtor. Por conta das crises no setor, muito produtores deixaram de fazer a reforma”, disse.

O produtor Carlos Martins da região de Ribeirão, que tem uma fazenda próxima a Sertãozinho, ficou sem fazer a rotação no ano passado, mas vai plantar soja nessa entressafra. “Melhora a terra e vou ter um produto a mais”, disse.

ROTAÇÃO

Outras culturas são usadas

5,9 mil é o total de hectares de milho que devem ser plantados na próxima safra na região
6,5 mil Hectares de amendoim deverão ser plantados na próxima safra na região


Autor: Gazeta de Ribeirão
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23