Excesso de umidade pode resultar em prejuízos à lavoura gaúcha
As chuvas dos últimos dias podem resultar em perda de qualidade nas lavouras de trigo que estão prontas para serem colhidas. Na região do Planalto, choveu muito e o excesso de umidade pode ter provocado prejuízos. "Mas será preciso colher para atestar isso", avaliou o agrônomo da Emater Célio Colle. Os produtores de Ijuí, Passo Fundo e Santa Rosa registraram perdas na lavoura, mas ainda não é possível quantificar a quebra na produção.
Segundo a Emater, na semana passada, a colheita atingiu 52% da área cultivada com trigo no Estado. As lavouras de soja e milho, que estão em fase de plantio, tiveram pequenos prejuízos. Colle explicou que o desenvolvimento é razoável e ainda não foi possível identificar se será necessário fazer o replantio.
Em General Câmara e Santa Cruz do Sul, o vento forte provocou o pendoamento de pés de fumo. Ainda que algumas plantas tenham sido danificadas, o estrago não deverá comprometer o desenvolvimento. Conforme a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), os produtores passaram o fim de semana e a segunda-feira percorrendo as lavouras e reerguendo os pés que foram atingidos por rajadas. "Pelo que apuramos até agora, foi mais susto do que dano", disse o gerente técnico da Afubra, Iraldo Backes.
Segundo ele, ainda serão verificadas informações sobre a incidência de granizo em 80 lavouras na divisa entre Rio Pardo e General Câmara.Mesmo que se confirme o dado, o prejuízo deverá ser pequeno e os produtores receberão indenização.