Trigo - Moinhos brasileiros vão em busca de trigo do Uruguai (Mercado Aberto)
Data:
17/11/2009
Política de intervenção do governo e problemas climáticos estão diminuindo a importância argentina nas exportações de trigo. Isso forçou a indústria brasileira a buscar novos mercados. Ontem, representantes de 18 moinhos desembarcaram no Uruguai para avaliar a qualidade do produto que começa a ser colhido nas próximas semanas. O Uruguai tem aumentado a produção de trigo, inclusive registrando presença maior de produtores argentinos no país, que fogem das amarras impostas pelo governo da Argentina.
O Brasil quer fechar contratos com os produtores do Uruguai para suprir parte das necessidades de importações brasileiras, que ficam próximas de 60% do consumo nacional.
Os uruguaios devem produzir de 1,8 milhão a 1,9 milhão de toneladas nesta safra e dispõem de 1,5 milhão de toneladas para exportação. Esse volume corresponde a 25% das necessidades de compra do Brasil.
Os argentinos, que chegaram a produzir 16,3 milhões de toneladas de trigo há duas safras, devem colocar apenas 8 milhões de toneladas no mercado na safra 2009/10.
Sem o trigo argentino, tradicional fornecedor, os moinhos brasileiros devem aumentar as compras também nos EUA, no Canadá e no Leste Europeu.
Os 18 moinhos que estão verificando o trigo uruguaio respondem por quase 70% da produção brasileira de farinha de trigo. O Brasil está produzindo um bom volume de trigo nesta safra, mas parte do produto foi prejudicada pelo excesso de chuvas na reta final da colheita no Paraná.