Projeto avalia desenvolvimento das lavouras em diversas regiões do paísUm céu com nuvens carregadas num prenúncio de chuva foi o cenário para o cultivo de uma área de soja, em Passo Fundo, no norte do Estado, na manhã de ontem. O trabalho foi acompanhado em tempo real por todo o Brasil através do projeto Lavouras do Brasil, do Canal Rural.
O plantio foi feito em 1,9 hectare no campo experimental da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF), com uma variedade de soja transgênica de ciclo precoce, a mais recomendada para as condições da região norte do Estado. O trabalho na área já vinha sendo monitorado por câmeras, mostrando a cobertura do solo feita com aveia preta, que foi dessecada.
– A cobertura é importante para impedir a erosão, manter a temperatura e a umidade e evitar o surgimento de ervas daninhas – explicou o coordenador do projeto pela UPF, professor Mauro Rizzardi.
O preparo do solo foi feito com 330 quilos de adubo por hectare. Agora, alunos e professores do curso de Agronomia e pesquisadores ligados ao projeto acompanharão o desenvolvimento da lavoura, que tem expectativa de colheita para abril. A meta é colher em média 4 mil quilos de soja por hectare na área.
O projeto inédito é realizado pelo Canal Rural em parceria com a UPF e outras três universidades do Paraná, de Mato Grosso e Goiás. Durante oito meses, o desenvolvimento das lavouras de soja nas diferentes regiões e sob condições climáticas e de solo diferentes será transmitido ao vivo para todo o país pelo Canal Rural e via internet. Também estão instaladas câmeras no campus universitário da Universidade de Rio Verde, Fazenda Fontes do Saber, em Rio Verde (GO), Fazenda Ouro Branco, em Maringá (PR), e na Fazenda São Miguel, em Campo Verde (MT). As informações e imagens do projeto podem ser acessadas pelo site www.canalrural.com.br.