Com o objetivo de levar ao conhecimento dos produtores de arroz o desempenho das principais cultivares e híbridos de arroz no mercado a Epagri instalou nesta safra duas Unidades Demonstrativas de arroz no município. Estas Unidades foram instaladas nas propriedades dos colaboradores Ademir Albônico em São Bento Alto e Marino Damiani em São Bento Baixo. Nesta última o plantador é Adriano Mandelli. Cada unidade é composta de onze parcelas, sendo duas com cultivares de arroz do Instituto Riograndense do Arroz (IRGA), duas parcelas são de materiais híbridos da empresa Ricetec e as demais são materiais da própria Epagri.
A principal novidade deste ano é a cultivar SCS 116 Satoru. Esta cultivar foi lançada pela EPGRI em agosto deste ano durante o Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado realizado em Porto Alegre. A SCS 116 Satoru é uma cultivar que vem para aumentar a disponibilidade de opções para a escolha do rizicultor.
Estas Unidades Demonstrativas são importantes ferramentas de difusão de tecnologias de arroz irrigado. Através de visitas, reuniões técnicas e dias de campo os agricultores ficam conhecendo o potencial de cada uma delas nas mesmas condições de desenvolvimento. Estas unidades são conduzidas no sistema de manejo preconizado pela EPGRI para o cultivo de arroz com sementes pré-germinadas.