A Comissão Técnica Central-Brasileira de Feijão (CTCBF) vai se reunir segunda e terça-feira (23 e 24/11), em Vitória/ES.
O evento terá a participação de profissionais de todas as regiões do país.
Eles irão analisar o mercado e, por meio das considerações feitas durante a reunião, colaborar com o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do feijão.
Serão discutidos a dinâmica das situações social, econômica e ambiental, a evolução e o uso das tecnologias e a necessidade de inovação no mercado produtivo. A ideia é estimular a produção ao integrar todos os profissionais e setores envolvidos nesse mercado: do produtor aos órgãos governamentais, passando pelas empresas e agentes financeiros ligados ao mercado do feijão.
Entre as atividades do evento destaca-se a palestra “características do mercado varejista e dos consumidores de feijão comum na região central do Brasil”, que será ministrada pelo presidente do Instituto Brasileiro do Feijão e Legumes Secos (Ibrafe) e Consultor da Correpar Corretora de Mercadorias, Marcelo Eduardo Lüders. Outras discussões serão acerca da transferência de tecnologia para o feijoeiro comum, e o relato das dificuldades no sistema de produção.
A Comissão Técnica Central-Brasileira de Feijão se reúne a cada dois anos. Dezessete reuniões já foram realizadas, a última delas ocorreu em novembro de 2007, em Belo Horizonte, MG. Durante o evento é produzido o “Informações técnicas para o feijoeiro comum na Região Central-Brasileira”. Essa publicação deve conter informações técnicas orientadas das várias instituições componentes da reunião, para orientar as tomadas de decisões dos assistentes técnicos, públicos e privados, e dos produtores.