Trigo - Produção de trigo reduz 25% na região de Ponta Grossa/PR
Data:
25/11/2009
Cooperativas já registram perdas de até 1 mil quilos por hectare em função do excesso de chuvas durante o plantio
A produção de trigo na safra 2008/09, ano civil 2009, já reduziu 25% na comparação com a safra anterior em função do excesso de chuvas registrado em setembro e na primeira quinzena de outubro. Cooperativas já registraram perdas aproximadas de 1 mil quilos por hectare.
Na Cooperativa Agrícola Mista de Ponta Grossa (Coopagrícola), nos municípios de abrangência - que incluem Ponta Grossa, Castro, Tibagi, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Ipiranga, Ivaí e Reserva - cerca de 50% dos produtores tiveram prejuízos. Segundo o coordenador da área técnica da Coopagrícola, Jeferson Malluta Luciano, os mais afetados foram aqueles que plantaram o trigo na época certa, que vai de 10 de junho a 10 de julho. "O excesso de chuvas causou doenças na parte reprodutiva do trigo", relata. A expectativa inicial da Coopagrícola era de que a produtividade do trigo chegasse a 3,2 mil quilos por hectare, mas com 98% da colheita concluída chega a 2,2 mil quilos por hectare. "Doenças como a Giberela e Brusone não são comuns na nossa região e pegaram os produtores de surpresa", diz Luciano. Na safra 2007/08, ano civil 2008, o cultivo de trigo chegou a 9 mil hectares e a produtividade média foi de 3,5 mil quilos por hectare.
O Departamento de Economia Rural (Deral) aponta que o excesso de chuvas durante o cultivo do trigo já resultou num prejuízo estimado de R$ 30 milhões, sendo que aproximadamente 65 mil toneladas da produção perderam a qualidade. Dos 153 mil hectares que foram cultivados na safra 2008/09 - ano civil 2009 - em torno de 15 a 20% tornaram-se "triguilho", ou seja, perderam a qualidade. Segundo o engenheiro agrônomo do Deral, José Roberto Tosato, as chuvas aliadas aos dias nublados mantiveram a umidade do solo favorecendo a entrada de doenças fúngicas. "Produtores tentaram combater, mas o controle não foi eficiente devido às condições climáticas", completa.
Em função das doenças registradas nesta safra os números da cultura devem ser bastante diferentes do ciclo anterior, quando a região registrou a melhor safra de trigo com relação à produtividade e produção. Dados do Deral apontam que na safra 2007/08- ano civil 2008 - foram cultivados 140 mil hectares de trigo, com uma produção de 450 mil toneladas e um rendimento médio de 3,5 mil quilos por hectare.