Tempo - Mudanças climáticas podem provocar migração de cultivos no RS
Data:
02/12/2009
Plantações de cana-de-açúcar e de café, por exemplo, poderiam fazer parte da cultura gaúcha
As mudanças climáticas podem provocar uma nova geografia da produção no Rio Grande do Sul, dando lugar a culturas antes restritas a outras áreas do Brasil. Em um cenário futuro, plantações de cana-de-açúcar e de café, por exemplo, poderiam fazer parte da paisagem gaúcha.
O peso das mudanças relativas ao clima foi um dos destaques do 6º Agrimark Brasil – Seminário Brasileiro de Marketing no Agronegócio, realizado pelo Instituto Universal de Marketing em Agribusiness e pelo Canal Rural/Grupo RBS, em Porto Alegre, capital gaúcha.
– Há uma expectativa de aumento de fenômenos extremos: chuva em excesso ou em escassez. E isso tem um reflexo muito grande na agricultura – afirmou Ana Maria Heuminski de Avila, pesquisadora da Unicamp.
Essas mudanças de clima poderiam trazer queda de produtividade em culturas como a soja e o milho e, ao mesmo tempo, abrir espaço para outras que hoje não podem se desenvolver na região por conta do frio – caso do café. Já se fala que em 2020 haveria a possibilidade de ter produção deste grão no Estado. Waldyr Stumpf Junior, da Embrapa Clima Temperado, destacou a importância de pesquisas em plantas mais resistentes aos estresses climáticos.