A Secretaria da Agricultura começa hoje a fiscalização sobre o abate clandestino de gado, trânsito de animais vivos e de produtos de origem animal no litoral gaúcho. A ação integra a Operação Verão Legal 2009 do governo estadual, que se inicia no sábado. O ponto de partida serão denúncias feitas às Inspetorias Veterinárias. "Vamos começar o trabalho por denúncias já identificadas e pela visita aos locais com histórico de ilegalidade", destaca o coordenador de Fiscalização e Defesa da Secretaria, Rodrigo Etges.
A inspeção de abatedouros clandestinos e as barreiras móveis começarão efetivamente na terça-feira. Segundo Etges, hoje, as equipes serão orientadas sobre os objetivos e as estratégias da operação. Com bases em Capão da Canoa e Rio Grande, a operação, que se estende até 28 de fevereiro, contará com dez servidores que atuarão em barreiras móveis. O coordenador explica que o Estado busca apoio de secretarias municipais de Saúde para melhorar a fiscalização no comércio e que fará ações de educação sanitária.
Realizada há 12 anos, a fiscalização retirou de circulação 35.917 quilos de produtos somente em 2009. Denúncias podem ser feitas pelos telefones (51) 3665-2850 (Litoral Norte) e (53) 3232-3131 (Litoral Sul).