Devido à mudança no calendário de vacinação contra a febre aftosa implementado neste ano, a Secretaria da Agricultura (Seappa) modificou a distribuição de formulários para declaração anual de rebanho. Em 2010, associações e sindicatos rurais disponibilizarão o documento para garantir que os produtores respondam os questionários. Em anos anteriores, o documento era preenchido durante a campanha de vacinação contra aftosa no verão. Até o fim de 2009, a declaração está disponível nas Inspetorias Veterinárias e Zootécnicas (IVZs). O produtor ainda pode obter o documento no site www.agricultura.rs.gov.br.
O formulário terá que ser devolvido entre 2 de janeiro e 30 de abril nas IVZs. "Identificamos que 10% dos produtores, principalmente de suínos e aves, não estavam entregando o formulário. Por isso, estamos tentando usar as entidades e associações para estimular o acesso", explica o veterinário da Seappa, Diego Vialli. Segundo ele, as informações são importantes para embasar o planejamento de programas sanitários, o controle do rebanho e ações de combate à informalidade. "Além disso, com a informatização das inspetorias, quem não tiver atualizado as informações sobre o rebanho não terá acesso à GTA."
No ano passado, levantamento feito com base nas declarações e na imunização contra a aftosa indicou rebanho de 14 bilhões de bovinos, 4,1 milhões de suínos, 3,6 milhões de ovinos, além de outras espécies. Vialli lembra que o produtor também precisa manter as informações atualizadas e deve informar alteração em declaração complementar.